FGTS: aliado na compra do imóvel

04/08/2011 10:08 - Atualizado em 04/08/2011 10:08

POR CRISTIANE CAMPOS

Rio - O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado na compra do imóvel. O recurso serve para compra à vista, complementação do valor para adquirir um imóvel mais caro, abater até 80% da prestação durante o contrato o contrato ou para amortizar o saldo devedor. 

O trabalhador que utilizar o dinheiro da conta vinculada e for demitido deve ficar atento, pois a multa de 40% é referente à recisão, e deve que ser paga em cima do total para fins recisórios que está discriminado no extrato do FGTS. O documento é enviado para a residência dos trabalhadores.

Vale lembrar que para ter acesso ao recurso é preciso comprovar pelo menos três anos de carteira assinada. Além de não ter imóvel próprio. O FGTS só pode ser usado para compra de unidade residencial.

Linhas de crédito
 
O dinheiro do fundo também é utilizado pela Caixa Econômica Federal, reponsável pela administração do recurso, em linhas de crédito para financiar a casa própria. A modalidade oferece taxas de juros mais acessíveis, que variam de 5% a 8,16% ao ano mais TR (Taxa Referencial) e pagamento em até 30 anos. É possível conseguir financiamento de até 100%.

Os trabalhadores com carteira assinada, com pelo menos três anos, têm redução de 0,5% nos juros. Os interessados em comprar um imóvel para acessar o site www.caixa.gov.br  para fazer uma simulação do empréstimo habitacional.

 

Fonte: http://odia.terra.com.br

Copyright © 2011 Adalex - Todos direitos reservados
Est. Dr. Plínio Casado, 2551 sala 1 - Prata, Nova Iguaçu - Telefone: (21) 3662-2025

Desenvolvido por: AGWS e Agência Saliva