Qual é a melhor maneira de comprar a casa própria?

29/08/2011 11:08 - Atualizado em 29/08/2011 11:08

Qual é a melhor maneira de comprar a casa própria?O economista Luiz Calado, autor de livros sobre compra e investimentos em imóveis e vice-presidente do Ibef-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), diz que a compra de um imóvel deve ser feita sem sufoco financeiro.

- Todos temos que passar por isso. Melhor modo é sem sufoco financeiro. Se você for comprar sem financiamento, precisa ter uma reserva, para o caso de haver imprevisto, como uma pequena reforma. Não ter sufoco é ter a reserva. Se for financiar, tem que saber qual o fôlego para financiar. Tem que se perguntar: “eu vou conseguir pagar a parcela, até quando?” e “Se eu atrasar, vou ter uma reserva?”.

Você não pode colocar todos os recursos naquela compra? Qual o limite de renda que o consumidor deve direcionar para essa compra?

- 30% é o que os especialistas aconselham. Mas ainda assim devemos ter um colchão de reserva. O ideal vai depender muito da condição da pessoa. Tem gente que consegue comprar à vista, mas há pessoas que vão demorar a vida inteira para juntar esse dinheiro porque não tem disciplina para poupar.

Copyright © 2011 Adalex - Todos direitos reservados
Est. Dr. Plínio Casado, 2551 sala 1 - Prata, Nova Iguaçu - Telefone: (21) 3662-2025

Desenvolvido por: AGWS e Agência Saliva