Jovem é maioria no crédito para comprar imóvel

29/08/2011 11:08 - Atualizado em 29/08/2011 11:08

Mais confiantes na permanência no emprego e no aumento da renda, os jovens consumidores já são a maioria dos mutuários no financiamento imobiliário. 

Na Caixa Econômica Federal, responsável por 75% de todos os empréstimos para a compra da casa própria no país, os clientes com até 35 anos responderam por 52% dos contratos novos assinados entre janeiro e julho deste ano. Em igual período do ano passado, eles eram 42% dos tomadores. 

No primeiro semestre, a Caixa concedeu R$ 45 bilhões em novas operações de crédito imobiliário. 

Além da confiança no emprego, a maior facilidade na obtenção de crédito e os prazos mais alargados também estimulam o público jovem a comprar a casa própria. 

A flexibilização das regras para comprovar renda é outro fator que explica um número maior de jovens buscando recursos para a aquisição do imóvel. Hoje, o mutuário não tem de ter só carteira assinada. Os bancos também aceitam rendas do mercado informal de trabalho e a conjugação de várias rendas na mesma família. 

Para José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), a residência plurifamiliar está acabando, conforme as pessoas adquirem mais segurança para pedir um empréstimo de longo prazo. "Todo mundo quer ter sua casa", disse ele.

Copyright © 2011 Adalex - Todos direitos reservados
Est. Dr. Plínio Casado, 2551 sala 1 - Prata, Nova Iguaçu - Telefone: (21) 3662-2025

Desenvolvido por: AGWS e Agência Saliva