Como montar um home office

28/10/2011 11:10 - Atualizado em 28/10/2011 12:10

 

Tendência crescente em todo o mundo, em consequência aos constantes avanços datecnologia e dos meios de comunicação, os home offices são uma solução que pode economizar tempo e dinheiro dos empregados e das empresas. Isso sem falar nos profissionais independentes que optam por transformar um ambiente do próprio lar em local de trabalho onde até recebem clientes.
 
Segundo um estudo realizado em 2009 pelos norte-americanos Kate Lister e Tom Harnish, que operaram um negócio doméstico por 16 anos, as empresas dos Estados Unidos poderiam lucrar um adicional de US$ 260 bilhões por ano caso implementassem o sistema, em decorrência dos menores gastos com energia e aumento da produtividade. Já os clientes economizariam US$ 228 bilhões se selecionassem profissionais que trabalham em casa.
 
A melhor forma de decorar o home office, naturalmente, depende da funcionalidade buscada. Caso a intenção seja apenas separar um espaço para terminar aquelas pendências que sempre acabam sendo levadas do escritório para casa, alguns livros, papéis e o indipensável espaço para o computador ou laptop já devem bastar.

Caso o local venha a ser palco de encontro com clientes ou reuniões, contudo, mais alguns cuidados são necessários.

É importante, por exemplo, que o ambiente fique localizado em local próximo à entrada da casa ou apartamento, para evitar que os visitantes tenham que circular pelas áreas internas da residência. Uma saída prática para essa divisão é a utilização de móveis ou painéis como divisórias.

Independentemente do ar profissional do ambiente, no entanto, o ideal é que as soluções adotadas sigam uma linha compatível com a do projeto residencial. Uma aparência excessivamente corporativa pode parecer artificial e contribuir negativamente para o resultado final.

Locais perto de janelas são vantajosos, pois a luz natural durante o dia dispensa o uso de iluminação elétrica. Para trabalhar a noite - ou se não for possível montar o home office perto de janelas e varandas - a instalação de luz direcional ou o uso de luminárias proporcionam mais conforto.

E por falar em conforto, os móveis usados no local, especialmente a cadeira ou poltrona do profissional, devem dispor de regulagem para evitar problemas com a postura.

 

Copyright © 2011 Adalex - Todos direitos reservados
Est. Dr. Plínio Casado, 2551 sala 1 - Prata, Nova Iguaçu - Telefone: (21) 3662-2025

Desenvolvido por: AGWS e Agência Saliva