Dicas de segurança para condomínios durante o período das férias

16/01/2012 18:01 - Atualizado em 16/01/2012 18:01

O verão, especialmente durante o período das férias, costuma ser a época em que aumenta a circulação de pessoas nos condomínios. Para evitar que o entra e sai de visitantes tenha consequências desagradáveis, o Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio) faz algumas recomendações.

 
"É necessário criar uma rotina que assegure a tranquilidade das pessoas, o que pode ser feito com pequenas ações. Uma postura preventiva na portaria ajuda a minimizar os riscos de assalto, sem que haja necessidade de intervenção policial", ressalta o consultor do Secovi Rio em segurança predial, Raimundo Castro.

A medida de segurança mais óbvia e fundamental em um prédio ou condomínio é a instalação de um Circuito Fechado deTelevisão (CFTV). As câmeras devem ficar posicionadas na frente do prédio, de forma que monitorem as entradas social a da garagem, o interior da portaria e da garagem e os elevadores.


É importante que síndicos e tenham porteiros tenham um cadastro com os nomes os moradores e uma relação dos prestadores de serviços habituais do prédio, como empregados domésticos, pintores, entre outros. Para o controle de entrada e saída do prédio, pode ser providenciado um livro específico para que os visitante sejam registrados na portaria. Vale lembrar que é proibido reter documentos de quem entra.

Idealmente, segundo o Secovi, atividades como colocar o lixo para fora, varrer a calçada e outros serviços devem ser realizadas em horários alternados, para evitar que a rotina seja percebida por pessoas de fora. Por fim, o sindicato recomenda que mensageiros com entrega só entrem no prédio após confirmação e autorização do morador a quem se destina a encomenda.
Fonte: http://odia.ig.com.br/

Copyright © 2011 Adalex - Todos direitos reservados
Est. Dr. Plínio Casado, 2551 sala 1 - Prata, Nova Iguaçu - Telefone: (21) 3662-2025

Desenvolvido por: AGWS e Agência Saliva