Assim como mudamos nossos guarda-roupa e hábitos alimentares durante o verão, também existem atitudes que podem ser tomadas para deixar o lar mais arejado e agradável.
Uma vez por dia, por pelo menos uma hora, abra as janelas e portas para permitir a entrada de correntes de ar.
Mas tome cuidado com a chuva: como no verão elas são frequentes, se possível opte por modelos de janelas em que a parte externa tenha pequenos orifícios, de forma que o ar possa entrar mesmo caso estejam fechadas.
Durante a semana, abra alternadamente todas as gavetas, portas de armários e sapateiras. Espaços pequenos também precisam ser arejados.
Aproveite a estação também para tirar tapetes e carpetes de circulação. Além de acumularem mais sujeira, eles retêm por mais tempo o calor. Caso opte por mantê-los, dê preferência a modelos com fios curtos e cores claras.
Sofás com tecidos pesados, como o veludo e a camurça, também não combinam com o verão. Cubra-os com capas de tecidos leves, como o algodão e o linho.
Deixe de lado as mantas, que devem ser guardadas para o inverno. Troque as capas das almofadas por tecidos mais leves e que não aumentem a sensação de calor ao se encostar, como o algodão, o linho e a seda.
No caso das cortinas, aposte em modelos com tecidos mais leves e transparentes, que balancem com o vento. Com o sol forte, deixe persianas parcialmente fechadas, mas sempre deixando entrar a ventilação.
Menos objetos
Quanto maior a quantidade de objetos expostos, maior a sensação de calor. Aposte em uma decoração mais clean. Desocupe os ambientes com móveis desnecessários. Um espaço mais amplo ajuda a melhorar a sensação de frescor.
Itens de vidro refrescam o ambiente. Invista em móveis, vasos e revestimentos. Fontes em casa tampem ajudam a refrescar e umedecer o ar, além de deixarem o ambiente charmoso e cheio de estilo. O mesmo ocorre com aquários.
Guarde as roupas de cama pesadas e escuras, como cobertores e mantas, e troque por lençóis e fronhas com tecidos mais leves. Cores mais claras minimizam a sensação de calor.
Por fim, se possível, lave as roupas no fim do dia. A umidade das peças penduradas no varal ajudará a refrescar o clima da casa durante as noites mais quentes.